Compartilhe

Videira - Saúde promove capacitação na regional

A Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Videira realizou, na última quarta-feira, 5, uma capacitação no auditório da Gerência Regional de Saúde (Gersa), abordando as Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar (DTHA). A iniciativa foi promovida pela Gersa com o objetivo de otimizar o tempo e facilitar o acesso das secretarias de saúde da região.

Para a gerente de saúde, Fabiana Moraes, a ação faz parte do planejamentos estratégico da ADR de aproximar o Governo do Estado dos municípios. “Por meio dessa logística conseguimos otimizar o tempo dos municípios e ampliar o acesso, capacitando e atualizando todos na proposta de trabalho do Estado”, afirmou.

A capacitação contou com representantes da Vigilância Epidemiológica dos 18 municípios que integram a regional de saúde de Videira. A iniciativa foi conduzida pela chefe da divisão das DTHA, Roselita Heinen da Silva, e, com o suporte da técnica da gerência Ingridi Bittencourt. No período da manhã foram repassados noções sobre notificação e investigação de casos de DTHA no Estado, atualizações de perfil e as metas do segmento.

Os profissionais participantes ainda realizaram exercícios. “São vários casos de DTHA investigados: botulismo, cólera, febre tifoide, taxioplasmose congênita e gestacional, doença diareica aguda, entre outros. Em cada um dos casos há um procedimento que deve ser seguido. Essa capacitação visa informar e esclarecer”, finalizou Roselita.