Fotos: Divulgação / PMSC

Durante os dias 19, 20 e 21 de maio foi realizado o evento de Certificação de Cães de Trabalho (Mantrailing) da Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC). O evento foi realizado no Centro de Adestramento Vale da Neblina, em Farroupilha (RS). Representando a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), participaram do evento o soldado Edemar Luiz da Silva e o cão Thor, que atuam na 4ª Companhia do 2º Batalhão de Polícia Militar/Fronteira, em Xanxerê. Thor passa a ser o primeiro cão brasileiro a receber certificação Mantrailing nível 2.

Foto: ADR Xanxerê

As Escolas Indígenas Multisseriadas, que fazem parte da Gerência de Educação da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Xanxerê, estão recebendo o projeto Horta Escolar. A atividade estimula o cultivo de hortaliças que poderão ser utilizadas como complemento da merenda escolar.

O projeto é desenvolvido pela Supervisão de Articulação com os municípios em parceria com a Gerência de Políticas Socioeconômicas Rurais e Urbanas e contemplou as escolas dos municípios de Abelardo Luz, Ipuaçu e Entre Rios.

“Nós levamos as sementes e as mudas e fizemos os primeiros canteiros. Repassamos as informações de cuidados e agora a escola fará a manutenção. É fundamental para que eles possam utilizar verduras, temperos e chás para o consumo próprio da escola”, explica o engenheiro Agrônomo da ADR, Ademir Amadori.

Além disso, a intenção é utilizar as hortas de forma pedagógica, desde a conscientização com relação ao meio ambiente e práticas alimentares saudáveis. “Os professores poderão usar a horta para atividades multidisciplinares. É muito importante abordar assuntos relacionando o meio ambiente à matemática por exemplo, biologia, ciências. São inúmeras possibilidades”, explica a coordenadora do projeto, Janele Isoton Dal Olmo. 

Janaína Mônego
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Xanxerê
E-mail: sdr-xanxere@xxe.sdr.sc.gov.br
Fone: (49) 3382-2018 e (49) 9804-6060
Site: adrs.sc.gov.br/adrxanxere

A Agência de Desenvolvimento Regional, através da Gerência de Educação, firmou parceria com o Sebrae para levar o empreendedorismo para a Escola. O caminho é o programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos, JEPP, que tem o objetivo de fomentar a educação e a cultura empreendedora. O curso direcionado aos professores, apresenta práticas de aprendizagem, considerando a autonomia do aluno para aprender, além de favorecer o desenvolvimento de atributos e atitudes necessárias para a gestão da sua própria vida.

“O projeto incentiva os alunos a buscar o autoconhecimento, o trabalho coletivo e busca principalmente proporcionar uma educação atuante no sentido de transformar os alunos e incentivá-los a desenvolver habilidades e comportamentos empreendedores”, explica a Gerente de Educação da ADR de Xanxerê, Elaine Alberti.

O curso já aconteceu no município de Abelardo Luz e atendeu professores da Escola de Ensino Fundamental Altair Silva e Escola de Educação Básica Anacleto Damiani. Em Xanxerê, ele acontece nesta semana, entre os dias 25,26 e 27 de maio na Escola de Ensino Fundamental Dom Arnulfo São Romero. No total, 50 professores participam da capacitação. A intenção é incluir o conhecimento nas práticas pedagógicas dos alunos do 1º ao 5º ano e 6º ao 9º ano.

 

Informações adicionais para a imprensa: 

Janaína Mônego
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Xanxerê
E-mail: sdr-xanxere@xxe.sdr.sc.gov.br
Fone: (49) 3382-2018 e (49) 99804-6060
Site: adrs.sc.gov.br/adrxanxere

Dia de Ação de Governo
Fotos: Alessandra Bagattini / Bruno da Rosa

O Governo do Estado, através da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Xanxerê, e em parceria com a administração do município de Entre Rios, realizou neste sábado, 20, o primeiro Dia de Ação Social. A atividade faz parte das ações do Colegiado Regional de Governo e tem o objetivo de levar os serviços para os municípios em benefício da população.

“O que buscamos é proporcionar momentos de lazer para a população e também oferecer os serviços que o Governo do Estado dispõe, principalmente através do Colegiado Regional”, explica o secretário executivo de Desenvolvimento Regional, Ademir Gasparini.

Serviços em saúde, educação, agricultura, esporte e lazer, cinema e meio ambiente estiveram entre as atividades desenvolvidas durante todo o dia. Além disso, um dos diferenciais foi a confecção do documento de identidade de forma gratuita.

Márcia Henrique tem 28 anos e é dona de casa. Ela trouxe os filhos para fazer a carteira de identidade. “Está muito bom. É difícil a gente sair então tem que aproveitar. Também vim renovar a minha identidade”, disse.

Dia de Ação de Governo

O Dia de Ação contou com atividades do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil, Epagri, Cidasc, Casan, Unoesc, Instituto Geral de Perícias (IGP), Celer Faculdades, além das gerências da ADR de Xanxerê que organizaram o evento.

“É um momento muito importante para o nosso município e esta parceria vem trazer atividades diferentes para a nossa população”, salientou o prefeito Jurandi Dell´Oesbel.

O município que conta com pouco mais de três mil habitantes, tem sua economia baseada principalmente na atividade agrícola e grande parte da população é indígena.

Informação adicional para a imprensa:

Janaína Mônego
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Xanxerê
E-mail: sdr-xanxere@xxe.sdr.sc.gov.br 
Fone: (49) 3382-2018 e (49) 9804-6060
Site: adrs.sc.gov.br/adrxanxere