Xanxerê -  Dia de Ação Social acontece neste sábado em Vargeão
Foto: Janaína Mônego/ADR Xanxerê

A Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Xanxerê e o Colegiado Regional realizam neste sábado, 21, no município de Vargeão, mais uma edição do Dia de Ação Social. O evento faz parte das comemorações de aniversário de 54 anos do município.  A programação começa  às 9h e contará com atividades voltadas a saúde, educação, segurança e agricultura.

O Dia de Ação Social surgiu com o objetivo de aproximar o Governo do Estado da população e levar os serviços à comunidade. Além das atividades realizadas pelo Colegiado, o evento também contará com a 1ª Feijoada da Integração realizada pela administração municipal em comemoração ao aniversário. Shows locais e regionais também fazem parte da comemoração.

Janaína Mônego
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Xanxerê
E-mail: sdr-xanxere@xxe.adr.sc.gov.br
Fone: (49) 3382-2018 e (49) 99804-6060
Site: adrs.sc.gov.br/adrxanxere

Xanxerê -  Fase Regional da Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente será na próxima semana
Foto: Janaína Mônego/ADR Xanxerê

Mobilizar a comunidade escolar para realizar atividades que fortaleçam a educação ambiental na educação básica e propiciar atitude responsável e comprometida com as questões locais e globais é o objetivo da Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente. Neste ano, a temática é “Vamos cuidar do Brasil, cuidando das águas”. A fase Regional será em Xanxerê, nos dias 17 e 18 de abril na Unoesc de Xanxerê.

O evento é organizado pela Agência de Desenvolvimento Regional de Xanxerê, Unoesc, Epagri e Sesc, com o apoio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Sustentável (SDS) e é destinado para estudantes de 11 a 14 anos das escolas estaduais, municipais e particulares.

A programação começa na terça-feira, 17, às 19h30, no auditório do Bloco E, com palestra para os acadêmicos da Unoesc com o tema “Água: de bem comum a produto Mercantilizado”. A palestra será proferida pelo professor Luiz Fernando Scheibe da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Já na quarta-feira, 18, a programação começa às 7h30 com café da manhã. Às 8h acontece a abertura oficial e logo após iniciam os trabalhos com apresentação do espetáculo “Perguntas que não fiz ao Rio” com Tend”Arte Contação de Histórias de Joaçaba. Às 10h acontece a palestra  “O homem no ciclo da água” com o professor Luiz Fernando Scheibe. Durante a tarde a programação contempla a apresentação e escolha dos projetos da Conferência.

Informação adicional para a imprensa:

Janaína Mônego
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Xanxerê
E-mail: sdr-xanxere@xxe.adr.sc.gov.br
Fone: (49) 3382-2018 e (49) 99804-6060
Site: adrs.sc.gov.br/adrxanxere

Xanxerê - Índices de reprovação diminuem nas escolas da Regional
Foto: ADR Xanxerê

A gerência de educação da Agência de Desenvolvimento Regional de Xanxerê (ADR) realizou junto às escolas, desde de 2016, planos de ação para melhorar a qualidade educacional e consequentemente diminuir os índices de reprovação e evasão escolar. Além disso, o objetivo foi de trazer a família para perto da escola e melhorar o ambiente escolar. Segundo o supervisor de rede, Volmir Lange, os planos buscaram ainda tornar a escola mais atrativa para os alunos.

 “Nós acompanhamos o plano de ação de cada escola e sugerimos melhorias. Todos os planos foram observados e acompanhados pela equipe da gerência de educação. As escolas executaram os planos durante todo o ano de 2017”, explica Volmir.

Conforme Volmir, já no início de 2017 foi feito um comparativo do desempenho dos alunos e identificadas as dificuldades, levando em consideração os possíveis índices de reprovação. Diante dos números, o acompanhamento passou a ser feito bimestre a bimestre, com mais atenção às escolas em situação mais crítica. 

“Buscamos a melhoria pedagógica dos alunos. Do primeiro bimestre para o segundo foi melhorando consideravelmente até o final do ano para que conseguíssemos diminuir os índices”, comenta Volmir.

No Estado a média de reprovação em 2016 era de 11,98. A ADR de Xanxerê estava acima da média, com 12,21. Em 2017 a média no Estado passou para 10,40 e a ADR de Xanxerê, após mudanças na sistemática de avaliação e do trabalho planejado e executado por toda a rede, passou para 8,87. “Os índices caíram consideravelmente e nós ficamos felizes, pois este é o resultado do trabalho de todos, do comprometimento e das ações de planejamento e formação continuada que desenvolvemos”, considera.

A expectativa é diminuir ainda mais os índices. Neste ano, novos planejamentos e ações foram desenvolvidos e o acompanhamento vai até o final do ano, junto com capacitações para gestores e professores.

A gerente de educação, Elaine Alberti, destacou que todo o esforço reflete na qualidade da educação dos mais de 13 mil alunos da Rede Estadual de Ensino, distribuídos nos 14 municípios que compreendem a Agência de Desenvolvimento Regional de Xanxerê. “Vamos continuar nessa caminhada, com trabalho, responsabilidade e competência pois conseguimos baixar os índices de reprovação abaixo da média geral do Estado.  Os planos de ação e os momentos de paradas para estudo não foram em vão. Parabenizo também os profissionais da gerência de educação que não medem esforços para que tenhamos uma educação de qualidade em nossa região”, afirmou Elaine.

Informação adicional para a imprensa: 

Janaína Mônego
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Xanxerê
E-mail: sdr-xanxere@xxe.adr.sc.gov.br
Fone: (49) 3382-2018 e (49) 99804-6060
Site: adrs.sc.gov.br/adrxanxere


Fotos: Mônica Foltran / SDS

Prefeitos do Oeste catarinense aderiram, nesta quinta-feira, 5, em Xanxerê, ao programa SC Bem Mais Simples, desenvolvido pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), e reduz em até cinco dias a abertura de empresas. A 13° edição do evento regional teve a adesão de 13 prefeituras. Ao total, 131 cidades catarinenses já fazem parte do SC Bem Mais Simples. Participaram ainda do ato secretários, entidades e empresários.

Aderiram ao programa as cidades de Abelardo Luz, Coronel Martins, Entre Rios, Faxinal dos Guedes, Ipuaçu, Marema, Ouro Verde, Ponte Serrada, Santiago do Sul, Vargeão, Xanxerê e Xaxim e Arvoredo.