Compartilhe

Xanxerê - Índices de reprovação diminuem nas escolas da Regional
Foto: ADR Xanxerê

A gerência de educação da Agência de Desenvolvimento Regional de Xanxerê (ADR) realizou junto às escolas, desde de 2016, planos de ação para melhorar a qualidade educacional e consequentemente diminuir os índices de reprovação e evasão escolar. Além disso, o objetivo foi de trazer a família para perto da escola e melhorar o ambiente escolar. Segundo o supervisor de rede, Volmir Lange, os planos buscaram ainda tornar a escola mais atrativa para os alunos.

 “Nós acompanhamos o plano de ação de cada escola e sugerimos melhorias. Todos os planos foram observados e acompanhados pela equipe da gerência de educação. As escolas executaram os planos durante todo o ano de 2017”, explica Volmir.

Conforme Volmir, já no início de 2017 foi feito um comparativo do desempenho dos alunos e identificadas as dificuldades, levando em consideração os possíveis índices de reprovação. Diante dos números, o acompanhamento passou a ser feito bimestre a bimestre, com mais atenção às escolas em situação mais crítica. 

“Buscamos a melhoria pedagógica dos alunos. Do primeiro bimestre para o segundo foi melhorando consideravelmente até o final do ano para que conseguíssemos diminuir os índices”, comenta Volmir.

No Estado a média de reprovação em 2016 era de 11,98. A ADR de Xanxerê estava acima da média, com 12,21. Em 2017 a média no Estado passou para 10,40 e a ADR de Xanxerê, após mudanças na sistemática de avaliação e do trabalho planejado e executado por toda a rede, passou para 8,87. “Os índices caíram consideravelmente e nós ficamos felizes, pois este é o resultado do trabalho de todos, do comprometimento e das ações de planejamento e formação continuada que desenvolvemos”, considera.

A expectativa é diminuir ainda mais os índices. Neste ano, novos planejamentos e ações foram desenvolvidos e o acompanhamento vai até o final do ano, junto com capacitações para gestores e professores.

A gerente de educação, Elaine Alberti, destacou que todo o esforço reflete na qualidade da educação dos mais de 13 mil alunos da Rede Estadual de Ensino, distribuídos nos 14 municípios que compreendem a Agência de Desenvolvimento Regional de Xanxerê. “Vamos continuar nessa caminhada, com trabalho, responsabilidade e competência pois conseguimos baixar os índices de reprovação abaixo da média geral do Estado.  Os planos de ação e os momentos de paradas para estudo não foram em vão. Parabenizo também os profissionais da gerência de educação que não medem esforços para que tenhamos uma educação de qualidade em nossa região”, afirmou Elaine.

Informação adicional para a imprensa: 

Janaína Mônego
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Xanxerê
E-mail: sdr-xanxere@xxe.adr.sc.gov.br
Fone: (49) 3382-2018 e (49) 99804-6060
Site: adrs.sc.gov.br/adrxanxere