Assinatura Termo de Compromisso Dengue
Foto: Janaína Mônego/ADR Xanxerê

A Gerência de Saúde da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Xanxerê está realizando visitas nos 17 municípios que compreendem a área de abrangência da Vigilância Epidemiológica. Fazem parte, além dos 14 da ADR de Xanxerê, Jupiá, Coronel Martins e Galvão. O objetivo é buscar o compromisso dos gestores municipais através da assinatura de um termo e alertá-los para o aumento expressivo do número de focos e municípios infestados pelo mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre de chikungunya e zika vírus.

Na região, do total de 17 municípios atendidos pela Vigilância Epidemiológica, oito estão infestados: Bom Jesus, Ipuaçu, Coronel Martins, Jupiá, Galvão, São Domingos, Xaxim e Xanxerê. Conforme o gerente de saúde, Uilian Cavalheiros, outros municípios também estão em sinal de alerta.

“É importante chamarmos a atenção dos prefeitos para fortalecer a manutenção dos serviços já existentes. Em alguns casos, fazemos apontamentos relacionados às melhorias que devem ser feitas no controle da proliferação do mosquito. Por isso, estamos visitando todos os 17 municípios para assinatura do termo”, explica Uilian Cavalheiro.

Recentemente o secretário de Estado da Saúde, Vicente Caropreso, passou pela região Oeste onde reforçou a importância das ações no combate ao mosquito. “Todos nós que trabalhamos com saúde pública estamos muito preocupados com relação ao aumento do número de focos do mosquito Aedes aegytpi em Santa Catarina este ano. Isso soou o alerta e nos obrigou a fazer algumas incursões pelo estado nos locais onde estão concentradas as piores estatísticas”, afirmou o secretário.

Dos 61 municípios considerados infestados em Santa Catarina, 40 estão localizados no Oeste. Na Regional de Xanxerê, os municípios com o maior número de focos são Xanxerê, com 771, e Xaxim, com 413. Já assinaram o termo de compromisso os municípios de Entre Rios, Ipuaçu, Lajeado Grande, Marema, São Domingos, Passos Maia, Ponte Serrada, Xaxim e Xanxerê.

Janaína Mônica Mônego
Agência Desenvolvimento Regional de Xanxerê