Tamanho da Fonte

 

Semana termina quente, máximas podem chegar a 38ºC em Santa Catarina

A semana termina com altas temperaturas em Santa Catarina. As máximas podem chegar a 38°C no Litoral Sul, 36°C no Extremo-Oeste e Litoral Norte e acima dos 30ºC na Serra Catarinense. Nesta sexta-feira, 17, do Oeste ao Planalto, há condições de pancadas isoladas de chuva pela manhã. No Litoral e Vale do Itajaí, sol com aumento de nuvens ao longo do dia. Durante a tarde e no início da noite voltam a ocorrer pancadas de chuva de forma isolada no Estado, mas com risco de temporais localizados com granizo. O vento sopra de nordeste, fraco a moderado com rajadas.

Para o final de semana, a previsão é de sol principalmente pela parte da manhã e parte da tarde. A temperatura estará alta, passando dos 30°C, inclusive na Serra. No final da tarde, tanto do sábado, quanto no domingo, chuva de verão. Chances de temporais isolados, especialmente Planalto, Vale do Itajaí e Litoral.

A Epagri/Ciram alerta que a exposição ao sol e ao calor requerem cuidados básicos. Importante manter-se hidratado e protegido dos raios solares.  Fique atento ao IUV (Índice Ultravioleta), veja:


A radiação ultravioleta é uma parte da radiação solar que provoca desde o bronzeamento da pele até queimaduras e câncer de pele. O Índice Ultravioleta (IUV) mede a intensidade desta radiação e pode variar de zero a mais de dez. O mapa apresenta a previsão do IUV máximo (no horário do meio-dia solar) para 5 dias, obtida do modelo atmosférico global do CPTEC/INPE, considerando quantidade de ozônio, posição do sol, tipo de superfície, cobertura de nuvens e outros. Os valores de IUV são apresentados na tabela a seguir, com a categoria de risco associado e precauções necessárias.

IUV Categorias Precauções
  16 Extremo Extra proteção!
Evitar sol ao meio-dia, permanecer na sombra, usar boné, camisa e protetor
  15
  14
  13
  12
  11
  10 Muito alto
  9
  8
  7 Alto Em horários próximos ao meio-dia, procurar locais sombreados, usar camisa, boné e protetor solar.
  6
  5 Moderado
  4
  3
  2 Baixo Você pode ficar no sol o tempo que quiser.
  1
Precauções recomendadas pela Organização Mundial da Saúde

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

Mais informações:
Epagri/Ciram
Fone: (48) 3665-5006

Desenvolvimento: CIASC | Gestão do Conteúdo-SECOM | Tecnologia-Open Source