Tamanho da Fonte

 

Outono começa com céu encoberto em grande parte de SC

O outono começou nesta segunda-feira, 20, às 7h29, e segue até 21 de junho, quando tem início o inverno. O primeiro dia de outono será de céu parcialmente nublado, com aberturas de sol do Planalto ao Litoral. Pode ocorrer chuva de intensidade fraca e de forma isolada. Nas demais regiões, haverá sol entre nuvens.

A temperatura estará em gradativa elevação, mais amena da Serra ao Litoral, e mais alta no Oeste. O vento sopra de Sudeste a Nordeste no Oeste e Meio-Oeste, e de Sudeste nas demais regiões.

O outono deve ser típico no Estado, com chuva e temperatura próxima à média climatológica (o que é esperado para época do ano) devido à condição de neutralidade no Pacífico Equatorial, ou seja sem influência dos fenômenos El Niño e La Niña.

Chuva

Em março, diminui a chuva de verão e as frentes frias chegam com mais frequência ao Sul do Brasil, sendo as principais causadoras de chuva em Santa Catarina. A média climática de precipitação em março varia entre 120mm e 140mm no Meio-Oeste e Planalto, e de 160mm a 200mm nas outras regiões. Em abril e maio, a chuva diminui e a média mensal fica em torno de 100mm a 170mm, no Estado.

Temperatura

Em março e abril, chegam as primeiras massas de ar frio com formação de geada e nevoeiros em algumas localidades do Estado, sobretudo no Planalto Sul. Em maio, massas de ar frio intensas atingem o Sul do Brasil, deixando a temperatura mais baixa, por vezes com geada ampla em Santa Catarina. Mesmo assim, eventos prolongados de temperatura elevada (acima de 30°C) podem ocorrer, especialmente no mês de maio, caracterizando os veranicos. A amplitude térmica (diferença entre a temperatura mínima e máxima) marca a estação, ou seja, os dias começam com temperatura mais baixa, que se elevam rapidamente no decorrer do dia, fazendo calor à tarde.

Eventos extremos podem ocorrer em qualquer época do ano, como temporais com vendavais e chuva forte em curto espaço de tempo. Por isso, ressalta-se a importância do acompanhamento diário da previsão do tempo e mar. Durante a estação, também é comum a ocorrência de nevoeiros e ciclones extratropicais que causam ventos fortes e ressaca no Litoral de SC.

Mais informações para a imprensa:
Central de Meteorologia
Epagri/Ciram
Fone: (48) 3665-5007 e (48) 3665-5172
E-mail: contatociram@epagri.sc.gov.br
Site: www.ciram.epagri.sc.gov.br

 

Desenvolvimento: CIASC | Gestão do Conteúdo-SECOM | Tecnologia-Open Source