Tamanho da Fonte

 

Meio Ambiente

A diversidade ambiental de Santa Catarina é surpreendente para um território de apenas 95,4 mil km², o menor Estado do Sul do Brasil. Uma viagem de poucas horas de carro é suficiente para experimentar mudanças radicais no clima e na paisagem. A vegetação é variada, sendo encontrados mangues, restingas, praias, dunas e Mata Atlântica.

O clima subtropical úmido, predominante em SC, proporciona temperaturas agradáveis, que variam de 13 a 25° C, com chuvas distribuídas durante todo o ano. Ao contrário da maior parte do território brasileiro, aqui as quatro estações são bem definidas. Os verões são quentes e ensolarados. E no inverno, a região do Planalto Serrano, com altitudes que atingem 1.820 metros, é onde há a maior ocorrência de neve no Brasil.

A Fundação do Meio Ambiente (Fatma) administra as unidades de conservação estaduais: sete da categoria Parque, que é mais flexível quanto aos usos da área e onde o acesso ao público é normatizado mas permitido, e três da categoria Reserva, onde o manejo ambiental é bastante restrito e o acesso só permitido para pesquisadores.

 

Inventário de Emissões
Plano Estadual de Resíduos Sólidos

Desenvolvimento: CIASC | Gestão do Conteúdo-SECOM | Tecnologia-Open Source