Tamanho da Fonte

Plano Estadual de Resíduos Sólidos

O Plano Estadual de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (Pegirs/SC) foi lançado em novembro de 2012. Os trabalhos começaram em novembro de 2011, por meio do convênio entre Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS) e Ministério do Meio Ambiente, no valor de R$ 500.028,00. Durante este período, foram realizadas oficinas, seminários entre outras atividades nas dez regiões hidrográficas de Santa Catarina. Com o plano, foi feito o detalhamento da viabilidade técnica, socioeconômica, ambiental e jurídico-institucional para a regionalização.

A partir do estudo, foi possível quantificar os maiores geradores de resíduos dentro de cada região hidrográfica a fim de identificar as centralidades. Apenas no ano de 2010, foi estimada uma produção anual de 1.545.270 toneladas de resíduos sólidos urbanos. Segundo a projeção feita, em 2030 serão gerados 2.376.577 toneladas de resíduos sólidos urbanos. A média, por dia, que cada catarinense produz é 0,67 kg.

A Política Estadual de Resíduos Sólidos define diretrizes e normas de prevenção da poluição, proteção e recuperação da qualidade do meio ambiente. Dentre seus objetivos está a estimulação de linhas de crédito para auxiliar os municípios na elaboração de projetos e implantação de sistemas, além de incentivar a cooperação entre empresas.

Clique aqui para ter acesso ao estudo.

Desenvolvimento: CIASC | Gestão do Conteúdo-SECOM | Tecnologia-Open Source