Tamanho da Fonte

 

Videira

Situado no Vale do Rio do Peixe, o município está a 450 km da capital, Florianópolis. Tem uma área de 378,4 km2 e faz limites com os municípios de Caçador e Rio das Antas, ao Norte; Pinheiro Preto, ao Sul; Fraiburgo e Tangará, a Leste; e Arroio Trinta e Iomerê, a Oeste.

Possui clima úmido do tipo temperado, com as estações bem definidas e temperaturas médias que variam de 35º C no verão a 0º C no inverno.O acesso terrestre pode ser feito pelas SCs 453 e 303. O aéreo, através do Aeroporto Municipal Prefeito Ângelo Ponzoni.

A população atual é de aproximadamente 50 mil habitantes e tem nas atividades industriais, comerciais e agrícolas a base de sua economia. No setor primário, o destaque é a fruticultura de pêssego, ameixa e uvas, sendo a maior produtora do estado de frutas de caroço; na pecuária, destaca-se na criação de suínos, aves e bovinos de leite; e no comércio e indústria, o forte são as cantinas de vinho, indústrias de sucos e a Empresa Perdigão, um dos maiores frigoríficos da América Latina.

Informações gerais:

Data de fundação - 1° de março de 1944.
Datas comemorativas - Aniversário do município: 01 de março e Dia da padroeira do município: 08 de dezembro - Imaculada Conceição.
Colonização - Italiana e alemã.
Área – 378 km2.
População – 50.349 habitantes (IBGE/2014)
Localização - Meio-Oeste, a 450km de Florianópolis.
Clima - Temperado, com temperatura média entre 10ºC e 20ºC.
Altitude - 750m acima do nível do mar.
Cidades próximas - Tangará, Pinheiro Preto, Fraiburgo, Salto Veloso.

Site da prefeitura de Videira

videira
Foto: Prefeitura Municipal

Desenvolvimento: CIASC | Gestão do Conteúdo-SECOM | Tecnologia-Open Source