Tamanho da Fonte

 

Witmarsum

O fim da Primeira Guerra Mundial contribuiu para a colonização do município de Witmarsum. A companhia colonizadora trouxe soldados alemães que buscavam um novo lar distante da Alemanha em crise. Em 1924, um grupo deles estabeleceu-se no interior do distrito de Hamônia (atual Ibirama), batizando o lugar de "Nova África" porque os soldados haviam combatido no Continente Africano.

Imigrantes russos, em sua maioria "Menonitas", oriundos da Ucrânia chegaram seis anos depois e deram ao local o nome de "Witmarsum", que significa "estrela azul". Há, porém, uma versão baseada em pesquisas de uma universidade da Holanda que explica a denominação: Witmar seria o nome de um príncipe e sum significa jardim.

Quando Presidente Getúlio se desmembrou de Ibirama, Witmarsum passou a pertencer ao novo município. Através da Resolução municipal nº 7 de 24-04-1957, criou-se o distrito de Witmarsum. Homologada pela Assembléia Legislativa do estado de Santa Catatrina Lei nº 305 de 16-09-1957. Witmarsum foi promulgado município em 17-05-1962 através da Lei nº 826. Sua instalação ocorreu em 15-06-1962.

Informações gerais:

Municípios limítrofes: Dona Emma, José Boiteux, Vitor Meireles, Salete e Taió.
Área: 150,80 km²
População: 3.769 hab. est. IBGE
Altitude: 370 m
Região Turística: Vale Europeu

Site da prefeitura de Witmarsum

witmarsum
Foto: Prefeitura Municipal

Desenvolvimento: CIASC | Gestão do Conteúdo-SECOM | Tecnologia-Open Source