Fotos: Divulgação / SMO

Em passagem por Santa Catarina, o ministro Interino da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Eumar Novacki, falou sobre a reabertura de diálogo com a União Europeia. Nesta segunda-feira, 14, o ministro esteve com lideranças e produtores rurais de São Miguel do Oeste discutindo as ações necessárias para fortalecer a agricultura e pecuária de Santa Catarina.

Segundo Eumar Novacki, o canal de diálogo entre Brasil e União Europeia foi reaberto na última semana, porém a retomada das exportações de carne de aves não será um processo fácil. “Será um processo longo. Esse setor não está órfão, enquanto estivermos no Ministério estaremos brigando”, afirmou. Em Santa Catarina são três plantas da BRF impedidas de vender carne de frango para a União Europeia, localizadas nos municípios de Concórdia, Chapecó e Capinzal.

Em visita a municípios do Extremo-Oeste de Santa Catarina nesta sexta-feira, 11, e sábado, 12, o governador Eduardo Pinho Moreira vai inaugurar as obras de reforma e ampliação da Escola de Educação Básica Madre Benvenuta, em São João do Oeste. Também vai se reunir com prefeitos para conhecer as demandas da região, realizar atos ligados ao setor da avicultura, em Itapiranga, e visitar a aduana de Dionísio Cerqueira.

Na sexta-feira, 11, o primeiro compromisso do governador será em São Miguel do Oeste, às 14h, e às 15h30, em Cunha Porã, com prefeitos das respectivas regiões.

Ainda na sexta-feira, em São João do Oeste, o governador entrega a Escola Madre Benvenuta totalmente reformada e ampliada com recursos no valor de R$ 2,3 milhões do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES).

No sábado, 12, a agenda segue no município de Itapiranga. O governador participa da solenidade de apresentação do certificado de compartimentação nº 003 de sanidade da planta da Seara, livre da influenza aviária e doença de Newcastle. Os compromissos encerram em Dionísio Cerqueira, onde Eduardo Moreira conversa com representantes do Movimento Aduana é Nossa e visita a Aduana.

Acompanhe:

Dia 11 - sexta-feira
São Miguel do Oeste:
Local: ADR São Miguel do Oeste
Horário: 14h

Cunha Porã
Local: ASCUP
Horário: 15h30

São João do Oeste
Local: EEB Madre Benvenuta
Horário: 17h

Itapiranga
Local: Cervejaria Lassberg
Horário 20h

Dia 12 - sábado
Itapiranga
Local: Ginásio Municipal da Oktoberfest
Horário: 9h30

Dionisio Ceriqueira
Local: Auditório da Prefeitura
Horário: 11h

Visita à Aduana
Horário: 11h30

Informações adicionais para a imprensa
Francieli Dalpiaz 
Assessoria de Imprensa 
Secretaria de Estado de Comunicação - Secom
E-mail: francieli@secom.sc.gov.br
Fone: (48) 3665-3018 / 98843-5676
Site: www.sc.gov.br
www.facebook.com/governosc e @GovSC

Plano de Recursos Hídricos
Foto: Suzana Ferrari/Regional de Maravilha 

Com a presença do secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS),  Adenilso Biasus, foi entregue nesta segunda-feira, 30, o Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica Rio das Antas, Bacias Contíguas e Afluentes do Peperi-Guaçu. O ato solene de entrega foi realizado na Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste.

O Plano teve um investimento de R$ 1,5 milhão proveniente da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, por meio do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro). A execução ficou por conta da Unidade Central de Educação Fai Faculdades (Uceff) de Itapiranga.

O secretário da SDS, Adenilso Biasus, lembrou que Santa Catarina está em primeiro lugar em 48 indicadores nacionais e que o caminho é criar comportamentos e cultura para a preservação de um dos bens mais valiosos: a água. “Não temos como pensar em desenvolvimento econômico sem ele ser sustentável. O Governo do Estado já desenvolve muitas ações com o objetivo da sustentabilidade e a tendência é aumentar e melhorar cada vez mais”, assegura.

O presidente do Comitê de Gerenciamento da Bacia do Rio das Antas e Bacias Contíguas, Giovani José Teixeira, afirmou que nos 14 anos de atuação do Comitê, este é um dos momentos mais especiais. “O Plano servirá de base para a realização de uma gestão estratégica das bacias, debruçando-se sobre a realidade econômica socioambiental, identificando os principais problemas e apontando caminhos para revigorar a região hidrográfica”, observa.  

Resultados

Plano de Recursos Hídricos
Foto: Gisele Vizzotto/Regional de São Miguel do Oeste

O coordenador geral do Plano de Recursos Hídricos, Anderson Rhoden expôs o trabalho e resultados dos estudos. “Foram identificados quatro grandes usos da água da região hidrográfica 01: abastecimento público e esgotamento sanitário, criação de animais, indústria e aquicultura. A pecuária é o setor com maior demanda de água não sazonal”, destaca.

Dentre os resultados, o Plano apresenta Iporã do Oeste, Itapiranga, Palmitos e Guaraciaba como municípios que mais utilizam o recurso hídrico na pecuária. Na indústria, as maiores demandas estão em São Miguel do Oeste, Maravilha, Cunha Porã e Itapiranga.

A população rural que mais consome água está em Itapiranga, São João do Oeste, Guaraciaba, Cunha Porã e São Carlos. Já a população urbana com maior demanda está em São Miguel do Oeste, Dionísio Cerqueira, Maravilha e São Carlos.

Como estratégias e programas de ações, o Plano traz oito linhas a serem seguidas: 1- fortalecimento da gestão de recursos hídricos; 2- redução de cargas poluidoras para melhoria da qualidade hídrica; 3- aumento da oferta hídrica; 4- gestão da demanda; 5- conservação de áreas de especial interesse para recursos hídricos; 6- conservação de água e solo; 7- educação ambiental, comunicação e gestão do conhecimento e 8- captação de recursos.


Gisele Vizzotto
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de São Miguel do Oeste
E-mail: imprensa@sge.adr.sc.gov.br
Telefone: (49) 3631-2900
Site: www.sc.gov.br/regionais/saomigueldooeste
Facebook: www.facebook.com/regional.saomigueldooeste

Jesc 15 a 17 anos
Futsal - EEB São Miguel de São Miguel do Oeste  - Foto: Gisele Vizzotto/Regional SMO

A Agência de Desenvolvimento Regional de São Miguel do Oeste classificou as equipes que representarão a região dos sete municípios na etapa regional/seletiva dos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc) de 15 a 17 anos. A etapa microrregional foi realizada em São Miguel do Oeste de segunda-feira, 23 a sexta-feira, 28.

O integrador da Gerência Regional de Educação de São Miguel do Oeste, Roberto Carlos Marangoni, destaca a participação das escolas. “Tivemos todas as unidades escolares participando, sendo municipais, estaduais, federais e particulares”, afirma. Cerca de 400 estudantes disputaram as sete modalidades coletivas e individuais.

A seletiva/regional, reunindo as regiões de São Miguel do Oeste, Itapiranga e Dionísio Cerqueira, está marcada para os dias 29 e 30 de maio, em Iporã do Oeste. 

Classificados:

Futsal feminino: EEB Sara Castelhano Kleinkauf de Guaraciaba

Futsal masculino: EEB São Miguel de São Miguel do Oeste

Handebol masculino e feminino: IFSC de São Miguel do Oeste

Basquete masculino: Colégio La Salle Peperi de São Miguel do Oeste

Basquete feminino: Jesus Maria José de São Miguel do Oeste  

Voleibol feminino: EEB Sara Castelhano Kleinkauf de Guaraciaba

Voleibol masculino: IFSC de São Miguel do Oeste

Volei de praia feminino: EEB Sara Castelhano Kleinkauf de Guaraciaba

Volei de praia masculino: La Salle Peperi de São Miguel do Oeste

 Xadrez feminino: Jesus Maria José de São Miguel do Oeste  

Xadrez masculino: EEB Sara Castelhano Kleinkauf de Guaraciaba

Tênis de mesa masculino: EEB Sara Castelhano Kleinkauf de Guaraciaba

Tênis de mesa feminino: IFSC de São Miguel do Oeste

--
Gisele Vizzotto
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de São Miguel do Oeste
E-mail: imprensa@sge.adr.sc.gov.br
Telefone: (49) 3631-2900
Site: www.sc.gov.br/regionais/saomigueldooeste
Facebook: www.facebook.com/regional.saomigueldooeste