Tamanho da Fonte

 

Levantamento Aerofotogramétrico

praia da joaquina 20130605 1772385229

A conclusão do levantamento aerofotogramétrico, em janeiro de 2013, tornou Santa Catarina o primeiro Estado do país a ter restituição hidrográfica em alta precisão e base hidrográfica ottocodificada. Este levantamento e a formação da nova referência de base de dados cartográficos podem ser utilizados na qualificação dos planos de bacias hidrográficas, planejamento costeiro, regularização fundiária, estudos de potencial hidroelétrico, auxílio à definição de áreas de risco para realocação de moradias e planejamento urbano, qualificação das medidas efetivas de proteção às comunidades e ao meio ambiente, planos diretores municipais, planejamento de ocupação de áreas urbanas/rurais, planejamento e construção de estradas, entre outros.

O serviço de aerofotogrametria consiste em uma cobertura sequencial fotográfica por intermédio de avião equipado com tecnologia de ponta, tornando possível extrair todos os elementos geográficos específicos para as mais diversas aplicações. O trabalho resultou em 28 terabytes de dados, com  fotos originais, ortofotos, dados de topografia, além da restituição hidrográfica e base hidrográfica ottocodificada.

A restituição é o mapeamento de todo o sistema hidrográfico, utilizando uma técnica manual, com visualização tridimensional, que respeita as ondulações naturais do relevo. Já a ottocodificação é uma metodologia baseada na delimitação das áreas de contribuição exclusiva para cada trecho da rede hidrográfica, que recebe um endereçamento. Este modelo é utilizado pelo Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (Sigreh) e Agência Nacional de Águas (ANA).

Para mais informações, acesse o site da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável.

 

Desenvolvimento: CIASC | Gestão do Conteúdo-SECOM | Tecnologia-Open Source