Encontre serviços oferecidos pelo Governo de SC

Reunimos neste site tudo o que o Governo pode fazer por você

Notícias em destaque

Vídeos

Projeto garante acessibilidade para deficientes visuais ao Portal de Serviços do Executivo

Nos últimos meses de 2018, uma equipe de desenvolvedores de software do Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (Ciasc) recebeu um desafio novo. A missão: tornar o Portal de Serviços do Governo de Santa Catarina 100% acessível para deficientes visuais. Depois de muito de trabalho, a novidade está disponível desde o começo de dezembro.

Oportunidades

Próximos eventos

chapeco - viaturas 20140917 1396026336O governador em exercício de Santa Catarina, Nelson Schaefer Martins, participou nesta quarta-feira, 17, da entrega de 80 viaturas para a polícia de fronteira. O ato foi realizado no Centro de Cultura e Eventos de Chapecó, e contou ainda com as presenças do secretário de Estado da Segurança Pública (SSP), César Augusto Grubba; do comandante geral da Polícia Militar, Coronel Valdemir Cabral; do delegado geral da Polícia Civil; Aldo Pinheiro D’Ávila; e do diretor geral do IGP – Instituto Geral de Perícias, Rodrigo Tasso. O investimento na aquisição das viaturas foi de R$ 8,9 milhões, por meio de convênio com a Senasp – Secretaria Nacional de Segurança Pública, firmado entre o Ministério da Justiça e a SSP.

“Isso representa mais segurança e tranquilidade para a nossa população. As polícias Civil e Militar recebem essa estrutura nova, com veículos zero quilômetro, de ótima qualidade e bem equipados, para combatermos a criminalidade nas regiões de fronteira. É um avanço na política de segurança do Governo do Estado”, destacou o governador em exercício.

As viaturas entregues em Chapecó serão repassadas a 20 municípios do Oeste e extremo-Oeste Catarinense, com o objetivo de cooperar no aparelhamento de segurança em Santa Catarina, dando apoio ao policiamento especializado de fronteira. Este é o primeiro lote de veículos adquiridos pelo convênio Enafron II (Estratégia Nacional de Fronteira), composto por 95 viaturas, das quais 80 foram entregues nesta quarta-feira (as outras 15 serão entregues em até 20 dias).

“Santa Catarina teve seis projetos aprovados por unanimidade junto à Senasp, no total de R$ 37 milhões de investimentos, com contrapartida do Governo do Estado. Deste total, já executamos mais de 70% dos convênios, sendo que dos 11 estados da federação que estão na faixa de fronteira, Santa Catarina foi o que mais executou convênios. Com este lote de veículos, já chegamos a 94% de execução do Enafron II”, explicou Grubba.

chapeco - viaturas 20140917 1986451760Ao todo foram repassados 39 Pálios Weekend, 12 caminhonetes Pajero/Dakar e 04 Sedan Línea para a Polícia Civil. Mais 26 caminhonetes S-10 e 05 furgões Ducatto para as polícias Militar, Ambiental e Rodoviária Estadual. Outros 09 veículos (S-10 e Pálio Weekend) serão repassados para o IGP, todos devidamente equipados e identificados.

Santa Catarina tem 246 quilômetros de fronteira com a Argentina, sendo que 10 municípios estão localizados nessa linha de fronteira. O programa Enafron compreende ainda uma área de 150 quilômetros da linha para dentro do Estado, abrangendo 82 municípios e aproximadamente 850 mil habitantes.

Visitas

Ainda em Chapecó, o governador em exercício também visitou duas obras em andamento que contam com recursos do Governo do Estado: a revitalização da SCT-480 e a ampliação do Hospital Regional do Oeste (HRO). Na rodovia, Nelson Schaefer Martins acompanhou a execução da obra, que já atinge 75% de conclusão e conta com investimento de R$ 32,6 milhões.

Os 19,8 quilômetros da SCT-480, por onde passam em média mais de 10 mil veículos por dia, estão sendo revitalizados com uma nova técnica implantada na região – a utilização de asfalto reciclado para fazer a base, reutilizando o mesmo material que é arrancado da pista. “Teremos uma rodovia modelo com um sistema que deverá ser adotado em outras obras. Representa muito para a economia de Santa Catarina, para a mobilidade, para a circulação de pessoas, bens e riquezas”, ressaltou Schaefer. A rodovia liga Chapecó até a ponte sobre o Rio Uruguai, na divisa com o Rio Grande do Sul.

Hospital

chapeco - ampliacao 20140829 1534100088A obra de ampliação do HRO está 30% concluída. São R$ 21.864.225,97 em investimentos na obra, mais R$ 6 milhões para a aquisição de equipamentos. A estrutura em concreto armado já atinge o piso do último pavimento – são nove ao todo. Os trabalhos de alvenaria estão no 6º pavimento e as instalações elétricas, hidráulicas, esgoto pluvial, gases medicinais, climatização e preventivo contra incêndios estão andando conforme a finalização de cada andar.

Com a ampliação, o número de leitos no hospital, que hoje é de 319, passará para 475, aumentando a capacidade em 156 leitos. São 20 novos leitos para a UTI geral, 10 para UTI pediátrica, sete para o setor de coronária e mais 12 salas cirúrgicas. No setor de Alta Complexidade a obra vai contemplar 37 leitos para tratamento intensivo, 56 leitos na Oncologia longa duração, 36 leitos para Quimioterapia curta duração e mais 27 leitos para recuperação pós-cirúrgica. O HRO atende uma região com aproximadamente 1,5 milhão de habitantes.

Conecte-se