A Ponte Hercílio Luz ao longo do tempo
O começo de tudo
Iniciam-se as obras para a construção da “Ponte Independência”, a primeira ligação entre a Ilha e o Continente. A construção da ponte Hercílio Luz foi considerada uma grande novidade no Brasil. Todo o material veio dos Estados Unidos. As peças de aço foram importadas em quatro remessas por meio de grandes navios. Foram percorridos 9.655 km de viagem através do oceano Atlântico, e o material chegou ao canteiro de obras em perfeitas condições. As frentes de trabalho iniciaram simultaneamente tanto na Ilha quanto no Continente.
Morre Hercílio Luz
Morre Hercílio Luz, governador de Santa Catarina responsável pela construção da ponte. Em homenagem póstuma, a ponte ganha o seu nome. Doze dias antes de falecer, já diagnosticado com câncer de estômago, o então governador participou de uma cerimônia simbólica de inauguração da ponte. Ele atravessou uma passarela pênsil de 18 metros de comprimento, construída em miniatura junto ao trapiche de Florianópolis, com escala 50 vezes menor que a original.
Inauguração
Numa quinta-feira de muita chuva, a ponte é inaugurada, sendo aberta ao tráfego total. Os então 40 mil habitantes da Ilha de Santa Catarina tinham uma alternativa mais fácil para entrar e sair, não dependendo mais apenas das balsas para chegar ao continente. Como se tratava de uma grande novidade, muitos moradores da capital vieram do interior da Ilha de Santa Catarina para assistir à solenidade. A inauguração surpreendeu quem não conseguiu acompanhar as obras e muitos falavam até em milagre e bruxaria. A ponte colocou a cidade entre as poucas do mundo a contar com um equipamento de última tecnologia naquela época.
Fim do pedágio
Está vendo aquela “casinha” no canto inferior esquerdo da foto, à entrada da ponte? Era ali que era feita a cobrança de pedágio, que só encerrou em 1935. Isso mesmo! O direito de passagem era retribuído por uma taxa, por conta do ressarcimento de investimentos. O valor era cobrado por pessoa, tanto se ela estivesse passando a pé ou a bordo de um carro. Ainda existia uma taxa adicional para quem estivesse carregando bagagens.
Ponte é interditada
Devido às condições precárias e à deterioração das barras de olhal, a Ponte Hercílio Luz é interditada totalmente pelo Departamento de Estradas e Rodagens (DER), quando absorvia 43,8% do tráfego de Florianópolis. Eram mais de 27,3 mil veículos por dia, ou 2.250 por hora. A Ponte Colombo Salles, aberta cerca de sete anos antes, passou a ser a única ligação entre Ilha e Continente.
Reabertura parcial
A ponte é reaberta somente ao tráfego de pedestres, bicicletas, motos e veículos de tração animal.
Viabilidade da reabertura
É apresentado o Relatório da Primeira Etapa da Análise da Viabilidade da Reabertura da Ponte Hercílio Luz ao tráfego.
Interdição total
A ponte é novamente interditada a qualquer tipo de tráfego. O piso asfáltico do vão central é retirado, aliviando 400 toneladas de peso. A interdição dura até 2019.
Tombamento
No dia em que a ponte completa 81 anos, o então governador Paulo Afonso homologa o tombamento estadual da Ponte Hercílio Luz. No mesmo ano, o Ministério da Cultura reconhece a ponte como Patrimônio Histórico, Artístico e Arquitetônico do Brasil. A ponte seria inscrita no Livro do Tombo Histórico do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em agosto de 1998.
Projeto de Reabilitação
É apresentado o Projeto de Reabilitação da Ponte Hercílio Luz, prevendo a obra em duas etapas: na primeira, a recuperação das rampas de acesso insular e continental; na segunda, do vão central da ponte. Em dezembro do mesmo ano, é aberto o Edital de Concorrência Internacional para a primeira etapa da obra.
Contrato para a segunda etapa
Contrato rompido
Após mais de cinco anos, o Governo do Estado decidiu romper unilateralmente o contrato com o consórcio Florianópolis Monumento, por causa de sucessivos atrasos.
Nova empresa é contratada
O Governo do Estado dividiu a etapa final em mais partes e contratou a empresa mineira Empa S.A., controlada pela portuguesa Teixeira Duarte Engenharia e Construções S.A., para dar continuidade aos trabalhos que eram realizados pelo consórcio Florianópolis Monumento. Esse contrato previa o término das quatro torres de sustentação. O investimento foi de R$ 12,9 milhões.
Empreiteira portuguesa contratada para terminar a obra
A portuguesa Teixeira Duarte Engenharia e Construções foi contratada para concluir a restauração da Ponte Hercílio Luz. O contrato atual prevê a conclusão em 20 de março de 2020, com investimentos de R$ 351 milhões.