A paixão pela agricultura move o jovem agrônomo Marcos Hubert. Hoje, aos 25 anos, ele é dono de uma empresa que produz e vende orgânicos, na região da Grande Florianópolis. A horta fica no município de Palhoça, onde são cultivadas dezenas de variedades de legumes e verduras. Marcos é mais um catarinense que trabalha firme, sobretudo nos momentos de dificuldade. Os anos de convívio com a natureza permitem que o catarinense enxergue o momento de uma forma diferente e acredite na superação do desafio:
“A gente que trabalha com as plantas consegue entender que tudo é um ciclo. A Covid é para a gente como uma erva daninha é para uma planta. Vai passar. Neste caso, a gente precisa respeitar este ciclo, tomar todos os cuidados e acreditar que vamos vencer isso juntos”.
A rotina de trabalho mudou e, assim como na natureza, ele buscou técnicas e recursos adequados para sobreviver às adversidades. Para preservar a saúde dos trabalhadores e não parar as atividades, foram incorporadas práticas como o distanciamento, o uso de máscaras e um rigor ainda maior nos processos de higienização dos produtos que serão levados à mesa dos consumidores.
“Estamos usando todos os equipamentos de segurança recomendados e seguimos trabalhando como uma equipe forte e unida”, enfatiza. Se para os negócios o esforço coletivo e a capacidade de se reinventar têm garantido bons resultados, o agrônomo acredita na mesma fórmula para que os catarinenses possam vencer a pandemia de Covid-19.
Além disso, o contexto do novo coronavírus trouxe a Marcos uma oportunidade. A procura pelos produtos orgânicos da empresa aumentou. Isso o motivou ainda mais. “As pessoas têm buscado se alimentar melhor, cuidar da imunidade, e isso tem revertido em novos clientes e potencial de vendas”, observa.
Para o agricultor, um dos segredos para se manter de pé, mesmo diante de um desafio como a pandemia, é perceber as brechas que surgem em meio à crise. “O mundo já viveu outras epidemias e a vida da gente é assim: uma batalha diária. Somos resolvedores de problemas o tempo todo, então, que o nosso foco não permaneça neles, mas no trabalho, na esperança e na perseverança”, aponta.
“Unidos somos mais fortes e se a gente se esforçar, respeitar e entender o ciclo que estamos vivendo, a gente vai sair bem dessa”, finaliza.
O Governo de Santa Catarina ampliou os programas de apoio aos quase 500 mil produtores rurais durante o período de pandemia. O trabalho de pesquisa, extensão, defesa agropecuária e apoio à comercialização seguiram firmes neste período. Também são desenvolvidos projetos para aumentar a geração de renda nas propriedades e a qualidade de vida no interior.
AGRICULTURA E PESCA |
---|
- Apoio a agricultores familiares e pescadores que usam Nota de Produtor Rural ou empreendimentos rurais com CNPJ, no total de R$ 3 milhões |
- Prorrogação do prazo de vencimento das parcelas de financiamentos contraídos junto ao Fundo de Desenvolvimento Rural |